Pages

18/03/2010

APAGÃO CULTURAL

Quem morou em cidade do interior se lembra, lá existiam cinema (tipo "Cinema Paradiso", risos), bibloteca, teatro e clube. Acabaram tudo! Hoje estou publicando esse texto para que o povo brasileiro tome ciência, e veja o que acontece nas cidades do interior brasileiras. Essa pesquisa revela que Brasil vive um apagão cultural, no século XXI, ir ao cinema ou visitar algum centro cultural ainda são programas impossíveis para a grande maioria dos cidadãos.


  • Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - um órgão ligado à Presidência da República, revelou uma espécie de apagão cultural no Brasil.

    No século XXI, ir ao cinema ou visitar algum centro cultural ainda são programas impossíveis para a grande maioria dos cidadãos.

    Tia e sobrinho, juntos, curtindo a semana de Natal. O desejo de levar o menino pra ver um filme ou uma peça, é só desejo mesmo. Tem cinema aqui? “Só lá longe”, diz o menino.

    Ainda era início de setembro em Magé, interior do Rio, quando esse grupo de amigos foi ao cinema pela última vez. Um evento, que precisa ser organizado com semanas de antecedência. É preciso arranjar um carro, dividir combustível, levar dinheiro pro pedágio. A próxima sessão está a 40 quilômetros de distância.

    “Você sai para fazer isso. Você sai para ir ao cinema e a volta não tem como você pagar”, diz um morador. É uma viagem? “E você chega a fazer uma viagem para isso...”, conta.

    Magé nem é tão pequena assim, tem 230 mil habitantes e fica a setenta quilômetros do Rio de Janeiro, considerado um dos principais centros culturais do país. Mesmo assim, aqui não tem cinema e nem teatro. A principal diversão das pessoas aqui é essa: caminhar na praça, olhar para as pessoas, sentar no banco e assistir a vida passar.

    Em Moita Bonita, no Sergipe e em Arroio do Padre, no Rio Grande do Sul, é a mesma coisa.

    Os jovens sonham com o dia em que terão, ali na esquina, um teatro... Ou um cinema. “Cinema eu nunca fui porque aqui na cidade não tem”. “Para assistir um cinema tem que ir pra capital”.

    A mais pura frustração cultural que se multiplica pelo país. É o que diz um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. De cada 100 municípios brasileiros, 98 não têm salas públicas de cinema, nem centros culturais. E 83 não possuem salas de espetáculos ou teatros que pertençam ao município. É o retrato da política cultural existente no país.

    “A presença do estado é muito reduzida e precisaria avançar do ponto de vista do país se transformar em uma grande nação onde o conhecimento e a cultura se transformam no principal ativo na sociedade do conhecimento”, conta Marco Porchmann, presidente do IPEA. Pelo menos um dos indicadores é bom: só uma em cada dez cidades do Brasil não possui uma biblioteca. Mas onde elas não existem, fazem uma falta danada.

    Dona Rosa decidiu não esperar. Também em Magé, no Rio de Janeiro, ela atrai crianças como abelhas ao mel só com folhetos de propaganda e livros velhos recolhidos nas redondezas. Não é preciso muito pra ver o que acontece...

    “Cinema não tem, biblioteca não tem, teatro não tem. E aí esse lugarzinho que a senhora criou acaba sendo o que pra elas? É tudo pra elas. Eu acho que é tudo. Porque aqui eles encontram algo pra fazer. Aqui ocupa a mente com coisas boa e na rua o que aprende?”, conta a aposentada Rosa Carneiro.
Gente é para pensar nisso, e lutar em realizar alguma coisa em prol desse brasileiro que vive numa cidade de interior. As cidades grande estão lotadas de locais de realização de cultura... e no interior...
E você o que pode fazer?



Fonte: http://werintonkermes.blogspot.com/2009/12/orgao-ligado-presidencia-da-republica.html
Reportagem exibida no Jornal Nacional em 26/12/2009 -http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1427230-10406,00- PESQUISA+REVELA+QUE+BRASIL+VIVE+UM+APAGAO+CULTURAL.html

5 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Norma
Não precisa ir tão longe para constatar essa triste realidade. No bairro onde moro aqui em BH, existiam três cinemas, hoje não tem nenhum todos foram transformados em Igrejas Evangélicas, e as autoridades não fizeram nada para impedir. Lamentável
Beijos

angela disse...

A situação é pior do que eu imaginava.
Uma cidade de 230.000 habitantes, sem biblioteca nem cinema...ainda bem que existe pessoas inspiradas.
beijos

Jorge Nectan disse...

Norma, amiga do coração,

É uma tragédia!!!
Na minha cidade também fechou os tres cinemas que lá tinha.

Um beijo, Anjo!!

Unknown disse...

Texto *****

Beijos.

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Aqui em Niterói temos bastante cinemas.
Todos dentro de shopping.
Não há mais as charmosíssimas salas, com lanterninhas e delicadas bombonieres (sim, sou da época de lanterninha risos)

Dizem que é a modernidade.
Vai entender

Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...