Pages

17/03/2010

AMIZADE SE APRENDE NA INFÂNCIA


"Amigo verdadeiro é aquele que está contigo, mesmo que ele precise estar em outro lugar."

Ao cultivar amizades evolutivas, com a reciprocidade de afeto, com intensidade e afinidade, somos premiados pelo melhor de uma amizade. A sabedoria popular nos ensina: Uma simples amiga me viu chorar, uma verdadeira amiga teve seus ombros encharcados pelas minhas lágrimas.

A verdadeira amizade se aprende criança, com exemplos dos pais. Essa formação é uma bagagem para a vida inteira. Os pais que sabem zelar pelas verdadeiras amizades, ensinam seus filhos a cuidar dos vínculos afetivos. Aprendemos a ser boa amiga na infância, as palavras convencem mas são os exemplos dos pais que arrastam para essa afetividade salutar.

E se não tiver os pais para aprender? Entendo que amizade também pode ser aprendida, desde que compreenda esse espaço aberta para reconstrução à partir do nada, creio ser muito difícil, mas tem muitas pessoas que conseguem.

Que bom ser amiga e ter bom ter amigos. Podemos aprender a ser bom amigo?

Vamos lá blogueiros.

13 comentários:

Marcos Takata disse...

Uma realidade, o exemplo dos pais, agora deve ser difícil construir do nada.
Abr

Norma Villares disse...

Eu também acho, mas órfãs criados separados de seus pais. Alguns constróem grandes amizades.
Abraços sublimes

Julimar Murat disse...

Querida Norma

Acredito que são através dos exemplos que contribuimos para a construção de grandes seres.

Um grande beijo
Um lindo dia

Julimar

A Magia da Noite disse...

efectivamente a amizade verdadeira é completamente incondicional.

Anônimo disse...

Há muitos fatores q influenciam a formação de um individuo, apesar de os pais estarem como fator principal.

Bjos na alma,querida!

Elaine Regina disse...

É, Norma, amizade verdadeira é algo difícil de se conseguir mesmo... Acho que um verdadeiro amigo não precisa nos dá o céu ou o oceano, não precisa nos dá riquezas materiais ou coisa do tipo... Ele só precisa nos ouvir quando precisamos, só precisa nos dá um abraço quando estamos tristes... Somente precisa estar calado ao nosso lado quando não queremos falar sobre a nossa dor.

Isso deveria realmente nos ser ensinado durante a infância, mas, digo, por experiência própria, que nem sempre o é. Mas a vida é um eterno aprendizado, não é?

Bj!

Elaine Regina disse...

Ah, sim, eu ia esquecendo! Vi o post dos selos! Todos são muito lindos!!!!! ^^"

Mas queria lhe pedir que me indicasse os dois que deseja que eu leve comigo... Sei que é uma bobagem, mas gostaria que me desse aqueles que acha que eu realmente mereço e/ou que condizem com a essência da Fênix.

Desculpe-me por lhe dar esse trabalho, mas é que realmente desejo isso, pois, dessa forma, sentirei que estou ganhando um presente merecido das suas mãos. E um presente que, por mais modesto que seja, será belo para mim.

Prometo que não farei comparações com os demais selos que aqui estiverem, não tenho por que fazer isso! Eu só me importarei com aqueles que o seu coração me der.

Beijão!

✿ Regiane ✿ disse...

Olá, amizade VERDADEIRA é uma dádiva!!!!
Hoje em dia infelizmente está difícil encontrar amizades sinceras.
Existem poucas, mas existem , pessoas que procuram a sinceridade.
Se os filhos não tiverem os pais, podem ter um tio, um avó, primos que possam ensinar o valor de uma amizade verdadeira.
Podemos sim aprender a ser um bom amigo.
Tenha um ótimo dia1
Bj

Teresa Cristina disse...

Oiee querida....amigos são essenciais, mas saber tbém ser amigo é fundamental!
Lindo dia pra vc!
Bjss♥

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Norma, esse assunto de hoje está há algumas semanas me consumindo, sabe?

Vou resumir: fiz amizade há muitos anos com uma moça que também tem uma filha da idade da minha (na época elas tinham 3 anos).
Até o ano passado, elsa se deram bem, conversavam, brincavam (cada vez menos).
Minha filha é hiper timida e quietinha, a outra é espevitada, levada como ela só.

E neste ano começaram a surgir mais diferenças: a M. não quis dividir o armario da escola com minha filha (que chorou cantaros perguntando o que havia feito de errado - nada), começou a destratá-la na frente de outras crianças, pq minha criança é cheinha (não gordinha, só não é magrela - ah, voce viu a foto num poema que fiz). Anda a fazer fofoca porque minha menina é aluna de tirar 10 sempre, em qq matéria e ela não.

Não sei se isso é fase de crescimento e elas vão aos poucos se afastando porque a amizade começou entre as mães e não por elas mesmas ou então há algo de errado nisso.

Não sei. Só sei que a Carol anda triste que me dá vontade de sei lá, explodir com tudo.Os mauis tratos continuam, pq minha filha continua a seguir os passos da amiga como cão vadio e ela nem nem.

Fiquei de procurar a psicóloga da escola, porque até a minha pseudo amiga está se estranhando comigo (por causa de notas das crianças (ela é muito competitiva), de roupas - quer se vestir igual a mim, pode isso?), de trabalho.

Complicado. Ore por mim, Norma. Precisarei.

Beijo e obrigada por aturar meu desabafo!

angela disse...

Acho que não precisa ser o pai e mãe reais e sim ter a experiência, com alguma pessoa, de respeito, solidariedade e cumplicidade, além do amor é claro.
Tem um selinho para você no carinhos-entremeios.
beijos

Vida*** disse...

Precisa existir ***CONFIANÇA*** FIDELIDADE***Ser Amigo é aceita-los como são sem tentar modifica-los.E,sim Ama-los como são... Com seus erros e imperfeições.È,tão bom ter um AMIGO***FIÈL*** Nesse mundo de céticos.

Paterson Franco disse...

quando a gente não tem amigos com quem conversar, o melhor a se fazer é conversar com um saco de cimento, afinal, ele um dia será concreto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...