Pages

03/04/2010

OVOS DE PÁSCOA DE FABERGÉ

A páscoa era comemorada desde os tempos pagãos, homenageando a deusa escandinávia da primavera Ostara. Nessa época do ano, os dias e as noites duravam o mesmo tempo. Os últimos sinais de inverno davam lugar à primavera, e Ostara era representada com animais em sua volta, especialmente os coelhos, simbolizando a fecundidade e segurava um ovo na mão simbolizando o renascimento. Assim a Páscoa é simbolizada em cada tradição com inúmeros significados.

No século X, a páscoa russa também era celebrada como cerimônias desde os tempos pagãos, e adaptadas ao Cristianismo, também coincidindo com a chegada da Primavera, estação que significa florescimento, renovação. Na Páscoa da Rússia Czarista: todos se beijavam e diziam: “Cristo ressuscitou”, recebendo a resposta: “Verdadeiramente, Cristo ressuscitou”. E se presenteavam com ovos, que representavam a nova vida que surgia, o renascer das esperanças. Os ovos que o povo trocava entre si eram pintados. Já os ovos que os membros da família real e os nobres da Corte davam uns aos outros eram feitos de ouro, prata, decorados com esmalte e pedras preciosas.

















O primeiro ovo de Páscoa (destes apresentados) comissionado pelo czar Alexandre III ao joalheiro Peter Carl Fabergé, foi feito em 1885. O sucesso do presente dado à czarina Maria Feodorovna foi tão grande que por ordem do czar, o joalheiro passou a criar, todos os anos por ocasião da Páscoa, um ovo diferente, todos maravilhosamente decorados em ouro, prata, diversas gemas (rubis, diamantes, esmeraldas, safiras, ônix, jade, topázio, alexandrita), laca e esmaltes, para a czarina e também para a mãe do czar, a imperatriz viúva Alexandra Feodorovna. Ao todo, o czar Alexandre III comissionou 54 ovos a Maison Fabergé.


(Fotos St Petersburger)




Também na antiga Roma era costume se levar um presente nas audiências com o imperador. Roma, os ricos levavam jóias e os pobres, o que podiam. Conta a história que Maria Madalena, na sua vez de se dirigir ao imperador, Tibério disse: ‘Cristo ressuscitou’, e lhe estendeu um ovo de galinha. O imperador, duvidando de suas palavras, começou a dizer que ninguém volta dos mortos e que, portanto, o que ela lhe dizia era tão impossível de acreditar quanto um ovo branco se tornar escarlate. Tibério ainda não tinha terminado a frase e o ovo mudou sua cor de branco, para escarlate. A partir de então, os cristãos passaram a se presentear com ovos coloridos, por ocasião da Páscoa. Assim o cristianismo acabou dando outro significado a este costume, relacionando-o com a festa de ressurreição de Jesus Cristo que, como a vida latente no ovo, despertou e ressuscitou para uma nova vida.




Fonte:
1. http://bp1.blogger.com/_naj57iOwsXQ/R-f_vWgvY8I/AAAAAAAAAIs/LLBSFRvbMGI/s1600-h/faberge1.jpg
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_Faberg%C3%A9.

3. http://eeuropeanhistory.suite101.com/article.cfm/fabergeeggs

8 comentários:

Jorge disse...

Norma, grande amiga!!!

Parece que estou numa enciclopédia. Quanto aprendizado. Já conhecia alguma coisa do Fabergé, mas olhando as fotos dos ovos criados por ele, meu Deus!!!
Obrigado por mais este aprendizado, Anjo!!

Um beijo e uma Páscoa de luz!!
Tenha uma ótima semana também!!!
Beijo!!

Elizabeth disse...

Oi Norma,
Aprendi mais um pouco, obrigada.Que voce tenha uma lindo dia.
Beijo.

Vida*** disse...

Que péças bélíssimas!! Com suas tradições e costumes de uma época.Voltar ao tempo do império com suas delicadezas e tradições é colírio para os olhos nos detalhes de decoração!!

angela disse...

Que bonita postagem!
Adorei todos os ovos.
beijos

Kelly Kobor Dias disse...

Adorei aprender tanto sobre a páscoa..beijos e uma ótima semana

ONG ALERTA disse...

são lindos...feliz páscoa e paz no teu coração!!!

Marcos Takata disse...

Bonitos estes opvos de Fabergé.
Grande Luz nesta Páscoa!
Bj

JUREMA disse...

Nossa menina, que escola virtual nós temos em alguns blogs que vale a pena ver de novo.
Não conhecia nada da historia da troca de ovos e simplesmente AMEI receber estas informações aqui.
Tambem a historia do AMOR na postagem abaixo é muito boa e veio juntar-se a uma recebeida por mim de um velho espirito amigo da nossa casa.
Obrigada Norma por deixar esta porta aberta pra gente entrar sem cobrar nada a não ser o nosso amor.
Beijos no coração

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...