Pages

16/12/2009

BRASIL MEU BRASIL



Animação Pato Donald e Zé Carioca em seu primeiro encontro. Esse vídeo é uma maravilhosa raridade. É um filme no qual o Pato Donald, criado pelo genial Disney, é apresentado ao Zé Carioca, criado para este "cartoon". Aqui mostram-se também as atrações do Rio de Janeiro. APESAR DA GENIALIDADE DO VÍDEO, POUCOS DE NÓS PUDEMOS VÊ-LO, em virtude das reclamações de direitos autorais da Disney. Este show foi criado na década de 40, sem uso de softwares e computadores. Zé Carioca Aquarela Brasil Pato Donald Desenho Disney


Deixo aqui também uma carta de uma aluna de JOINVILE que comove e emociona.

"Descobri que ainda sou capaz de me comover e de me emocionar. O patriotismo de uma jovem de Joinville usando a letra do Hino Nacional para mostrar o seu amor pelo Brasil me comoveu. Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quem tem fome'.

Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos de idade. E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os brasileiros verde amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de patriotismo. Leiam o que escreveu essa jovem. É uma demonstração pura de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é este sentimento cívico. Vamos lá.


'Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar: O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe!

E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo...

Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.

Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?

Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.

Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.

Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?

Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido.'


Olhe gente, mesmo que ela seja a ultima brasileira patriota, valeu a pena viver para ler o texto. Por isso estou postando aqui para vocês. Recebi este texto por e-mail e sem autoria, se alguém souber quem é o autora, me escreva que colocarei os créditos. Coisas da internet... risos.

12 comentários:

Elizabeth disse...

Olá Norma,
Menina, que lindo esse video, a arte é espetacular, a idéia genial. Que artista!
Esse poema da menina, já conhecia, é fantástico!
Obrigada pelo entretenimento e cultura.
Abraços.

Blogat disse...

Norma,obrigada pela sua visita e comentário na minha postagem.Fico lisongeada.Também aderi ao seu (muito bom)blog.Amiga do Jorge...só podia ser assim!Bj amiga

Norma Villares disse...

Elizabeth, esse vídeo é uma raridade, por isso postei aqui.
Beijinhos

Norma Villares disse...

Blogat, é um grande prazer receber uma amigo do Jorge.
Muito obrigada por acompanhar este espaço.
beijinhos

Marcos Takata disse...

Namasté
Boa amiga do caminho,
Este vídeo é genial. Lembra do passado da infância maravilhosa.
O texto da menina eu conhecia, tb não sei de quem é a autoria.
Bijussssssssssssssss

Anônimo disse...

Muito legal o vídeo e o texto da menina é maravilhoso,eu não conhecia e adorei!
Beijinhos e fica com Deus!

Norma Villares disse...

Oi Marcos, que bom que você gostou, um vídeo antigo, mas é uma raridade.
B ijusssssss

Norma Villares disse...

Olá Sandra, obrigada pelo comentário. São legais, tanto o vídeo como o texto da menina.
Abraços sublimes

Peregrina da Luz disse...

Namaste Amiga.
Lembra da época da infancia das historinhas. Gostei muito.
Beijinhos

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

EStes dias tenho olhado o nosso País com olhos de esperança.
É tanta corrupção, violência, má educação, e consumo, que para mim que sou professor, necessito buscar em mim mesmo, tudo aquilo que acredito de bom para o mundo, em contraponto ao que vejo.

Semana de paz para ti.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Norma!
Assistir aos jornais de notícias me deixa indignada e triste. Não é esse país que queremos e merecemos.
Bjkasss!

JUREMA disse...

Norma, adorei os textos ,especialmente o hino nacional ,qua apesar de ser daqui de SC eu não o conhecia.
Me amarrei tambem nos seus filmes favoritos e copiei vários para buscar na locadora mais tarde ,e eu k pensei que sabia muito de filme ,vi que nada sei perto de voce.
parabens pelo blog e obrigada pelas doces palavras deixadas em nosso nucleo ,onde postei resposta pra voce tmb.
Bom final de semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...