Pages

03/05/2010

AMIZADE REAL x SIMULACROS DE AMIGOS



Falando de Amizade, Simulacros, Relacionamentos, Carma e Verdades, na Lata!

“Não existem inimigos fora de você mesmo. Sabe aquele amigo de ontem, que hoje lhe detesta ou depõe contra? Na verdade, nunca foi seu amigo verdadeiro. Era um simulacro de amigo.

Amigo real, dos bons, jamais vira a cara, mesmo com todas as adversidades conjuminando contra; mesmo com fofocas e tolices rolando no meio escuro da maledicência.

A vida é assim: as pessoas vão e vêm, e vice-versa; faz parte do jogo de viver.

Quem é verdadeiro, pontifica na amizade e no respeito; quem é amigo só de fachada, sempre tem algum interesse mesquinho no final; sempre apresentará a conta pela amizade.

Birras, muxoxos, pirraças, semblantes amarrados ou falação descabida pelas costas, tudo isso faz parte do coração do simulacro de amigo. Ou seja, é estado de consciência dele mesmo.

Portanto, passe por isso tranqüilamente. As consciências se encontram na eternidade da vida, isso é certo. O que não foi feito corretamente, com certeza será esclarecido; às vezes em outros planos de consciência, onde cada um poderá ver o que está no coração do outro, sem véus ou falação descabida. Deixe o tempo rolar suas águas por baixo das pontes vitais...

De sua parte, apenas seja generoso. Perdoe os atritos e palavras mal projetadas por outros.Você não sabe o que se passa no íntimo de ninguém. Aliás, muitas vezes você não sabe nem o que se passa com você mesmo, ou o por quê de certas sensações e coisas que sente e lhe impulsionam os atos. Deixe os outros com eles mesmos, cada um com a responsabilidade daquilo que fala, sente e faz. E você, consigo mesmo, ciente de tudo o que acontece em seus pensamentos, emoções e atitudes. E responsável, acima de tudo.

Se alguém falou mal de você, problema da pessoa (causa e efeito de cada um); mas se você se ofendeu com isso, aí o problema é seu (causa e efeito seus mesmo). E se você falou mal, isso é seu também. É simples assim; chama-se causa e efeito.”


“Sabe quem entende bem disso? O Dr. Carma! Ele é o especialista. Trabalhe a paz em você mesmo. A imaturidade dos outros é problema deles. Evite julgar a conduta alheia; se alguém quer se afastar, respeite. Se os motivos alheios forem pequenos, isso é deles mesmos. Preste mais atenção nos seus próprios motivos; se eles forem pequenos, resolva-os. E um dos motivos pequenos é justamente o aborrecer-se com o julgamento alheio. Quando o amigo é um simulacro, a atitude é pequena. Amizades, casamentos ou sociedades de simulacro, sempre acabam pequenos. Só o amor é real e grandioso! E isso é tão raro! Tão raro como respeitar a vida.”

(Resposta da Cia. do Amor a uma pergunta feita por um amigo próximo, que enviou um e-mail triste, em que conta como estava magoado com a ruptura de uma amizade antiga, por motivos bobos, que, segundo ele, poderiam ter sido resolvidos com mais diálogo, maturidade e compreensão).




“Rapaz, seja grandioso! Não por ego, mas pela sua paz de espírito. Saiba valorizar melhor os seus amigos reais, e jamais os perca, pois eles são raros. São eles que lhe compreenderão nos momentos difíceis; são eles que permanecerão. E não leve as coisas tão a sério, nem a si mesmo, ou o que dizem de você. Seja você mesmo, mas grandioso! Dá trabalho, mas garante a melhoria. Mas, também dá trabalho ser pequeno: dói demais, por dentro. E, quem projeta farpas no mundo, é porque já as tinha em seu arsenal interior.”

- Cia. do Amor -
A Turma dos Poetas em Flor.

(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – Curitiba, 10 de outubro de 2006).

Segue uma mensagem para ler e refletir com lucidez e sensatez.
Grande e afetuoso abraço

12 comentários:

angela disse...

Muito bom o texto. É tão comum a gente se perder nessas questões e cair nas armadilhas do ego e do orgulho.
Textos assim sempre nos fazem recordar do que de fato importa.
Não fique jururu amiga. Posso fazer alguma coisa?
beijos

Pena disse...

Estimada e Valiosa Amiga:
Uma bela lição de vida que já registei com verdade e simpatia.
Fiz-lhe inúmeros comentários que foram apagados não sei como ou porquê, acredite?
É valiosa e pura.
Tem uma presença mágica na imensa Blogosfera.
Faça por entender os erros dos outros.
Beijinhos amigos.
Foi uma atitude de coragem.
Sempre a admirá-la no maior respeito e estima.

pena

MUITO OBRIGADO pela sua amizade.
A minha é franca. Sincera.
Agradeço-lhe todas as visitas que me efectuou de forma sublime e notável
Bem-Haja, agradecido.

Teresa Cristina disse...

Oiee Norma...olha nada e nem ninguém entra na vida do outro por um acaso...senão for pra somar é pra deixar aprendizado...aprendi isto com o tempo meio q a duras penas...mas enfim aprendi e considero que realmente tenho muito ainda a aprender!
Boa semana!
Bjss

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Norma
Amigo realmente "é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito" como já disse Milton Nascimento. Cada amigo verdadeiro que temos temos um tesouro guardado.
Um abraço

Norma Villares disse...

Muito obrigada amigos, pela gentileza das belas palavras. è a razão de continuar na blogsfera.
Grande a afetuoso abraço

Mel Redi disse...

Menina querida, texto magníficamente verdadeiro!! Parabéns por nos trazer estas jóias de Sabedoria! Bj Mel

Lady M disse...

Vim conhecer seu Blog, através de indicação no de Mel Redi. Adorei tudo o que li aqui. Textos bem elaborados e esclarecedores, parabéns! Linkei o seu Blog em meus favoritos. Lindo dia, Milla

Pelos caminhos da vida. disse...

Adorei estar aqui hoje e ler esse texto, obrigada.

beijooo.

Beatriz Prestes disse...

Que texto lindo e repleto de todas as verdades.....
Lindo e cheio de emoção!
Um amigo é para a eternidade!
Beijo carinhoso minha amiga
Bea

Zininha disse...

Simulacro... não conhecia esta palavra...

Amigaaaa...tem um mimo pra você do dia mães... ele está te esperando e eu também...beijos...

Jorge Nectan disse...

Norma,
excelente texto.
Explica muito bem a questão da amizade. E o seu valor!!

Anjo, um doce beijo, sempre!!!
Jorge

Lady M disse...

Norma, boa tarde. Mudei a configuração dos comentários, como já disse outras vezes, não enetendo muito esses recursos do Blog, mas acho que agora está certo. Caso eu nao tenha feito corretamente, peço-lhe que me alerte, pois sou cabeça-dura mesmo para aprender essas coisas. Por exemplo, estou tentando colocar um template diferente em meu blog - assim como o seu, que só o meio se mexe, ficando as laterais estáticas, escolhi varios modelos, copiei em html mas nao consigo colocar de jeito nenhum. Caso vc nao se importe em me orientar, me mande um e-mail, ok? Beijos e feliz dia das mães. Milla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...