Pages

03/11/2013

GRANDE FESTIVAL DIWALI!



Hoje comemora o maior festival da Índia o Diwali, o dia da luz, que desperta a mente para ver e enxergar a luz do todo na parte e, e da parte no todo... Ensinando a respeitar e reverenciar por tudo que existe e nos rodeia. Cada radiação da luz lembra o todo, e o todo se faz presente em cada detalhe fulgurante do brilho desta mesma luz, numa palpitante correspondência que afugenta a sombra de nossas vidas. 

 Todavia, a realidade do mundo ocidental é muito difererente, mostra a fantasia da separatividade e o medo deste despertamento perene da luz, e faz-nos lembrar de Platão que ensinava dizendo assim: "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."

 Esta é a real tragédia, o adulto com medo da luz. Definitivamente esta é a trajetória da humanidade. Fazer o que???  Seguir em frente. Ando devagar porque já tive pressa... Mas ando... ando em direção a luz.. 





Mas o que é o Diwali? 
É um dos grandes festivais da  Índia, que é comemorado numa noite de lua nova entre o mês de outubro e novembro. O dia exato do festival é decidido de acordo com o calendário Hindu .  Neste dia  é celebrado  o retorno do Senhor Rama de seus 14 anos de exílio. No entanto, existem várias outras histórias associadas ao festival.Segundo a lenda popular, quando o Senhor Rama retornou de seus 14 anos de exílio, depois de derrotar Ravana, o povo de Ayodhya acenderam muitas velas  para comemorar  o seu regresso ao reino. O festival recebe o nome de linhas de diya que se celebravam o retorno do Senhor Rama, e daí o nome Deepavali , literalmente traduzido para " linhas de luz . " O nome ficou simplificadoo  para Diwali ao longo dos anos . Este dia simboliza a vitória da luz sobre a escuridão.





De acordo com outra lenda, Pandava do Mahabharata retornou à sua terra natal depois de 13 anos e, este  dia é celebrado com velas  para comemorar o seu retorno.
Os Sikhs comemoram este dia para marcar o dia da liberdade em que seu Guru Hargobind ficou livre da prisão.   Os jainistas comemoram o dia em que Lord Mahavira alcançou a iluminação. Há ainda outras teorias associados com Diwali, como o aumento da Deusa Lakshmi do mar, a morte de Narkasura pelo Senhor Vishnu e do nascimento da deusa Kali. 

 Atualmente o  evento é amplamente comemorado na Índia.  As pessoas iluminam suas casas, dois ou três dias antes do festival e os presentes são trocados entre amigos e famílias.

 Na noite do festival, orações são oferecidas ao Senhor Vishnu e Deusa Lakshmi, que é seguido pelo pipocar  de foguetes, e doação de alimentos, como  doces e outros tipos de comida...  No entanto, neste dia  as pessoas se abstem de carne e álcool.  De tarde, um monte de clubes começaram a organizar festas especiais sobre Diwali para a geração mais jovem .Apesar de Diwali ser um grande parte um festival indiano , é amplamente comemorado em outros países , bem como a Malásia , Sri Lanka, Cingapura , Nepal , Mianmar, Maurititus e Fiji. E neste dia o  Diwali é um feriado nacional em cada um desses países





Que a luz faça sentido em nossa vida!
Seguimos em frente com àqueles que estão acendendo sua pequenina luz... Eu acendi a minha luz, agora  decida se quer acender a sua.
Boa noite amigos
Norma Villares
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi

luz acendendo em
todos os coraçoes
É o meu desejo
pra esse ano que vai
começar.
Feliz Ano Novo!!!
Beijos...
Lúcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...