Pages

22/06/2010

MEU TEMPO NO SEU TEMPO


Não me prenda ao seu tempo
Meu tempo é indefinido
Se nas costas ele se esconde
é porque ele tem asas de mistério

Ele expande ... Esconde... Voa...
Espera... Espero...
O tempo tem limite
Quando chegar
É tarde demais!
Não estarei mais aqui

Norma Villares
11.06.2010


20/06/2010

Pedagogia do olhar



E D U C A R
“ Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...”

“ E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.” Rubem Alves

“ Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.” Rubem Alves




“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver..."


“ É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”

“ Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”

“ A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades...”

“ Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.”

“ Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.”

“ Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento:...”

“ ...a capacidade de se assombrar diante do banal.”

“ Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem.”

“ Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore...

...ou para o curioso das simetrias das folhas.”

“ Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.”

“ As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

“ As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

“ Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.”

“ Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.”

“ Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...

O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.”

“ Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...

“ Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.”

“ São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida.”

“ Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.” Rubem Alves







Ama a simplicidade. Ama a ociosidade criativa. Ama a vida, a beleza e a poesia. Ama as coisas que dão alegria. Ama a natureza e a reverência pela vida. Ama os mistérios.

Ama a educação como fonte de esperança e transformação. Ama todas as pessoas, mas tem um carinho muito especial pelos alunos e professores. Ama Deus, mas tem sérios problemas com o que as pessoas pensam e/ou dizem a seu respeito. Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: Ama, ama, ama, ama... fazer perguntas...

Ama, ama, ama, ama... Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: fazer perguntas

“ As crianças não têm idéias religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza.” Rubem Alves




Rubem Alves – Nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais. Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, psicanalista e professor emérito da Unicamp. Tem três filhos e cinco netas. Poeta, cronista do cotidiano, contador de histórias, um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil.


12/06/2010

PERDER A VIAGEM


Você pede ao patrão para sair mais cedo do trabalho, pega um ônibus lotado, vai para um consultório médico que fica no centro da cidade, gasta seus trocados, seu tempo e seu humor, e, ao chegar, esbaforido e atrasado, descobre através da secretária que sua hora, na verdade, está marcada para semana que vem. Sinto muito, você perdeu a viagem.

Todo mundo já passou por uma situação assim, de estar no lugar errado e na hora errada por pura distração. Acontecendo só de vez em quando, tudo bem, vai pra conta dos vacilos comuns a qualquer mortal. O problema é quando você se sente perdendo a viagem todos os dias. Todinhos. É o caso daqueles que ainda não entenderam o que estão fazendo aqui.

Estão perdendo a viagem aqueles que não se comprometem com nada: nem com um ofício, nem com um relacionamento, nem com as próprias opiniões. Estão sempre flanando, flutuando, pousando em sentimento nenhum, brigando por idéia nenhuma, jamais se responsabilizando pelo que fazem, pois nada fazem. Respirar já lhes é tarefa árdua e suficiente. E os dias passam, e eles passam, e nada fica registrado, nada que valha a pena lembrar.

Estão perdendo a viagem aqueles que, em vez de tratarem de viver, ficam patrulhando a existência alheia, decretando o que é certo e errado para os outros, não tolerando formas de vida que não sejam padronizadas, gastando suas bocas com fofocas, seus olhos com voyeurismo, sem dedicar o mesmo empenho e tempo para si mesmo.

Estão perdendo a viagem aqueles preguiçosos que levam semanas até dar um telefonema, que levam meses até concluir a leitura de um livro, que levam anos até decidir procurar um amigo. Pessoas que acham tudo cansativo, que acreditam que tudo pode esperar, que todos lhe perdoarão a ausência e o descaso.

Estão perdendo a viagem aqueles que não sabem de onde vieram nem tentam descobrir. Que não sabem para onde ir e nem tentam encontrar um caminho. Aqueles para quem a televisão pode tranqüilamente substituir as emoções.

Estão perdendo a viagem aqueles que se entregam de mão beijada às garras do tédio. ( Martha Medeiros)

É sempre bom ler uma crônica de Martha Medeiros, tanto pela simplicidade em escrever, bem como pelas reflexões a cerca a vida. Boa leitura pra vocês.
Paz e Bem!


10/06/2010

09/06/2010

ONDE VOCÊ ENCONTRA-SE ENGESSADO?


"Angústia é um nó muito apertado, bem no meio do seu sossego".


Há diversos “nós” que nunca mudam. Empacamos, engessamos e paralisamos...

Há diversos “nós” que inspiram para a mudança. Compreendendo-os, nós crescemos e amadurecemos...

Há diversos “nós” que conspiram para a cura. Estes abre espaços para a transcendência... Aproveite...

Há outros “nós” que são mágicos, empurram e conspiram para a cura profunda. Com certeza, amadurecemos...

Mas, há em nós aqueles "nós" que permanecem. Eis a grande tarefa!

Pergunte-se:

- Na estrada da vida, onde me encontro enevolado, paralisado e engessado?


Lembre-se:

Tudo passa!!!!!!!!!!

Tudo se renova!!!!!!!!!!!

Tudo acontece!!!!!!!!!!!!!

Paz e Bem!


UMA FAMÍLIA BUSCAPÉ QUE DEU NO PÉ...


Pela estrada fora, eu vou bem sozinha...

Essa família buscapé está dando no pé, indo pela estrada da vida. correndo trecho, risos. E vai diminuindo e aumentando a família, pois casam e tem filhos, cachorros e gatos...
Esse povo parece mais viajante, não para quieto num lugar, parece que tem bicho de carpinteiro.
Você conhece este ditado?
Pois é, o termo correto é PARECE QUE TEM BICHO NO CORPO INTEIRO, por isso não para quieto, risos. Daí, ficou "Não para quieto, parece que tem bicho de carpinteiro.
E por aí vai as historietas deste povão de Meu Deus!
Eita povo legal!
Inté gente.
Beijinhos

08/06/2010

CONVITE




Vamos!?




Fonte das imagem: http://www.facebook.com/?ref=home#!/photo.php?pid=261712&op=1&o=global&view=global&subj=1004716885&id=1812856824&ref=pf
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...