As corporações japonesas contam com um processo de geração de conhecimento conhecido como Teian Kasen, um processo contínuo de criatividade através do acúmulo gradual de pequenos conhecimentos, contribuindo para enraizar uma cultura permanente de inventividade.
A Brasilata, empresa que atua na área de embalagens metálicas, inspirada neste modelo japonês, criou o projeto "Simplificação", que estimula seus 900 funcionários a apresentar, seja pela intranet ou por formulários disponíveis em todos os departamentos, sugestões diárias de mudanças que visem o aperfeiçoamento de processos, produtos, ou condições gerais de trabalho.
Em 2008, o "Simplificação" produziu mais de 130 mil ideias, uma média de 145,2 sugestões por funcionário. Na maioria são ideias simples, que isoladamente geram pequenas economias, mas somadas, fazem grande diferença no balanço contábil da empresa.
Uma das ideias por exemplo, propunha a colocação de um cesto na linha de produção para evitar que os retalhos das tampas metálicas caíssem no chão, já que amassados, perdem sua utilidade. Com a implantação desta sugestão, o índice de desperdício foi diminuído ainda mais.
Hoje, a empresa coleciona vários prêmios internacionais, além de assinar 60 patentes mundiais na área de embalagens. Seu faturamento é de R$ 415 milhões.
Isso demonstra de que nem só de grandes ideias vivem empresas inovadoras.
Texto de Mariana de Oliveira Fernandes Torres
Fonte: http://organizacoesqueaprendem.blogspot.com/2009/08/boas-ideias-teian-kasen.html
8 comentários:
Realmente esta é uma boa idéia. Desconhecia TEIAN KASEN. Muito interessante. Abraços
Taí, eu desconhecia este Teain kasen, muito interessante. Obrigado por estar trazendo coisas desconhecidas. Namaste
É de origem japonesa e eu não sabia, rsrsrs
Interessante. Asgrandes ideias criam as coisas as pequenas as mantem.
beijos
Pois é Lívia e Marcos, procurando uma boa idéia, encontrei esta, rsrsrsrs. Obrigadão
Angela, a grande e a pluralidade de idéias e criam muitas coisas. Interessante! Obrigada
Um boa idéia. Eu também desconhecia TEIAN KASEN, totalmente. Beijo no core
Eu também desconhecia, rsrss. Obrigada Vânia
Postar um comentário